Manutenção de refrigeração

20/12/2012 16:39

Vamos entender por refrigeração todos os sistemas que envolvem a troca frio-calor.

Nesse amplo leque de equipamentos, e especificamente em manutenção predial, temos os sistemas de agua gelada, chiller e fancoil, aparelhos de ar-condicionado de janela e os Split e em alguns locais os Self, pista de gelo (em restaurantes) , freezer e geladeiras nas cozinhas e frigobar (Hoteis).

É comum encontrar vários problemas em sistemas de refrigeração, na maioria das vezes por falta de manutenção preventiva. Não é raro (existem exceções) o pessoal da manutenção só aparecer para "olhar" o equipamento quando este dá algum defeito.

Manutenções preventivas são importantes tanto quanto a limpeza desses sistemas (que pode ser entendida como uma manutenção preventiva) com a finalidade de evitar surpresas que sempre acabam afetando os usuários do equipamento de ar-condicionado ou refrigeradores e geladeiras.

Medir temperatura do ar, pressão do gás, verificar tensão de alimentação e conexões elétricas, limpeza interna e externa tanto de filtros como de ventiladores, corrosão do gabinete, nível de ruído, consumo por fase, análise de agua, controles e vários outros itens podem e devem fazer parte de uma programação de manutenção.

Voce já imaginou um aeroporto no Rio de Janeiro, em pleno verão, e sem ar-condicionado por mais de duas semanas por motivo do equipamento estar com defeito? Acha impossível? Meus caros leitores, eu já vi cada absurdo em manutenção que poderia escrever um livro a respeito. Leiam esta matéria : 

lulacerda.ig.com.br/santos-dumont-no-rio-o-verdadeiro-inferno-de-dante/